Virada de ano. Reveillon. Ano Novo. Vida nova. Mudança de planos. Nostalgia (boa ou não). Branco. Folha de louro na carteira.Renovação. Simpatias. Depressões. Promessas.
Tanta coisa aos quais o dia 1 de janeiro se associa. O governador romano Júlio César, decretou o dia 1 de janeiro como o dia do Ano Novo em 46 a.C pois o mês Jun estava associado ao Jano, Deus dos Portões. A celebração de Ano Novo é comemorada como um sinal de renovação, de vida nova, mas também é vista como uma coisa ruim, pois algumas pessoas lembram do ano que se passou e vêem as coias ruins que aconteceram, e sentem um certo receio em comemorar algo que não foi tão ''justo'' com essa pessoa. (Isso ocorre no Reveillon, no Natal -como foi citado no post passado- e em qualquer celebração).
Ano Novo também, é a época das famosas e inquestionáveis simpatias e superstições. São tantas, minha gente. Bom, não precisa nem procurar muito pra encontrar esse tipo de ''magia'', até mesmo porque muita gente acredita. Mas vejamos: banhos de sal grosso, calcinhas da cor que deseja pra ano que vai vir (vermelho-amor \amarelo-dinheiro \branco-paz \etc), moedinhas debaixo do tapete, folha de louro e 12 caroços de uva na carteira, enfim... se funciona eu não sei, mas comigo ... ta um pouco dificil de pegar a mandinga! uahauhauahauha
CURIOSIDADES:
- réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
- Na Escócia, há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing (primeira pisada).
Post ideializado por:
Lima Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário