Questione-se.

num bar, um violão e um blues completam.

por Camila F.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Ano Novo ou Reveillon.

Virada de ano. Reveillon. Ano Novo. Vida nova. Mudança de planos. Nostalgia (boa ou não). Branco. Folha de louro na carteira.Renovação. Simpatias. Depressões. Promessas.

Tanta coisa aos quais o dia 1 de janeiro se associa. O governador romano Júlio César, decretou o dia 1 de janeiro como o dia do Ano Novo em 46 a.C pois o mês Jun estava associado ao Jano, Deus dos Portões. A celebração de Ano Novo é comemorada como um sinal de renovação, de vida nova, mas também é vista como uma coisa ruim, pois algumas pessoas lembram do ano que se passou e vêem as coias ruins que aconteceram, e sentem um certo receio em comemorar algo que não foi tão ''justo'' com essa pessoa. (Isso ocorre no Reveillon, no Natal -como foi citado no post passado- e em qualquer celebração).
Ano Novo também, é a época das famosas e inquestionáveis simpatias e superstições. São tantas, minha gente. Bom, não precisa nem procurar muito pra encontrar esse tipo de ''magia'', até mesmo porque muita gente acredita. Mas vejamos: banhos de sal grosso, calcinhas da cor que deseja pra ano que vai vir (vermelho-amor \amarelo-dinheiro \branco-paz \etc), moedinhas debaixo do tapete, folha de louro e 12 caroços de uva na carteira, enfim... se funciona eu não sei, mas comigo ... ta um pouco dificil de pegar a mandinga! uahauhauahauha


CURIOSIDADES:
- réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
- Na Escócia, há muitos costumes especiais associados ao Ano-Novo - como a tradição de ser a primeira pessoa a pisar a propriedade do vizinho, conhecida como first-footing (primeira pisada).


Post ideializado por:
Lima Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário